NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO:
SITE DO DEPARTAMENTO
MESTRADO PROFISSIONAL
MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICOS
FACEBOOK 
E-MAIL



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

SUMÁRIO

·         PRÊMIO CAPES DE TESES 2017

·         19º RESEARCH DAYS

·         3º DIA DA PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL

·         TRABALHO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL

·         HOMENAGEM NA USP

·         APROVADAS VERBAS DE GABINETE DA DEPUTADA MARA GABRILLI PARA DOIS PROJETOS

·         AGRADECEMOS AS DOAÇÕES

·         PESQUISA E INOVAÇÃO

·         OFICINA DE REDAÇÃO DE PROJETOS

·         HOMENAGEM NA SANTA CASA

·         INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL

·         CONGRESSO PORTUGUÊS DE OFTALMOLOGIA

·         PUBLICAÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

·         O QUE ESTOU LENDO?

·         ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES DO DEPARTAMENTO

·         PROGRAME-SE

·         PESQUISAS EM ANDAMENTO

VALE A PENA REGISTRAR

PRÊMIO CAPES DE TESES 2017

 

A CAPES acaba de publicar a Menção Honrosa de Melhor Tese de Doutorado defendida em 2016 à aluna Dra. Carolina Pelegrini Barbosa Gracitelli, sob orientação do Prof. Dr. Augusto Paranhos Jr., realizado no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

A aluna Dra. Carolina Gracitelli ingressou no doutorado em 2013, ficando entre 2014 e 2015 na Universidade da Califórnia, San Diego, realizando seu doutorado sanduíche sob supervisão do Prof. Dr. Felipe Medeiros e regressou para concluir a tese em 2015. A tese é composta por 5 artigos de publicação internacional entre eles Ophthalmology e IOVS. 

Em 13 de dezembro, durante o Conselho Universitário realizado no Anfiteatro da Reitoria da Unifesp, foi prestada homenagem aos pesquisadores. Na foto ao lado estão: Profa. Dra. Emília Inoue Sato, diretora da EPM, Prof. Dr. João Carlos Baptista da Silva, diretor clínico do Hospital São Paulo, Dra. Carolina Gracitelli e a reitora da Unifesp, Profa. Dra. Soraia Loutfi Smaili.

 

 

A notícia da premiação foi publicada no Portal da Universidade e pode ser acessada pelo link: http://www.unifesp.br/campus/sao/camarapg/noticias/146-duas-teses-da-epm-unifesp-foram-agraciadas-com-o-premio-capes-de-teses-2017

 

 

19º RESEARCH DAYS

 

Nesta edição do Research Days, que aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro, a Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais promoveu a apresentação de dezenas de projetos de mestrado e doutorado acadêmicos em atividade de pesquisa no Programa. Foram muitos convidados internacionais com grandes possibilidades de ampliar networking e horizontes.

 

Saiba como foram os dois dias de evento, baixando o programa no link abaixo:

http://www.oftalmounifesp.com.br/pg/mda/wp-content/uploads/2016/05/RD_2017_Program.pdf

 

 

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA, GESTÃO E SAÚDE OCULAR

 

Em 06 de dezembro, foi realizado o 3º Dia da Pesquisa no anfiteatro do mezanino do Edifício de Pesquisa II (campus São Paulo da Unifesp), sob a coordenação do Prof. Dr. José Álvaro Pereira Gomes (coordenador do MP). O evento é anual e oferece aos alunos do Mestrado Profissional (MP) em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular a oportunidade de apresentarem aos convidados, um posicionamento sobre suas pesquisas na pós-graduação, em formato de pôsters ou papers.

 

Naquela manhã, houve a conferência do Prof. Dr. Arnaldo Colombo, professor titular de Infectologia da Unifesp e coordenador adjunto de Mestrado Profissional da Área de Medicina II pela CAPES, que transcorreu sobre o tema: Perspectivas do Mestrado e Doutorado Profissional no Brasil e, após a apresentação dos alunos, houve um workshop com o tema Cidades Inteligentes, com a palestra do Prof. Dr. Fábio Cabrini, da Escola Politécnica da USP, de André Hideki Higa, também da USP, e Rogério Alves, da Câmara Municipal. O workshop foi organizado pelo Prof. Dr. Vagner Rogério dos Santos, orientador do MP.

 

 

TRABALHO DE PRODUÇÃO INTELECTUAL

 

Na manhã do dia 11 de dezembro, aconteceu, no Anfiteatro Leitão da Cunha, campus São Paulo da UNIFESP, o evento de formatura dos alunos de graduação em Tecnologia Oftálmica. Os cinco formandos fizeram apresentação oral dos trabalhos na presença dos orientadores e supervisores, antes de iniciar discussão do conteúdo apresentado com os membros da Comissão Julgadora, formada pelos Professores Dr. Mauro Campos, Dra. Solange Rios Salomão, Dra. Paula Sacai e Dra. Norma Allemann.

 

Os alunos, agora tecnólogos formados, são:

 

Daniela Wu Meng Chieh

Edleide da Cruz Gonçalves

Flora Rachel de Oliveira Carvalho Moura

Laura Emília Michelin Gobbo

Luiz Guilherme Ito da Cruz

 

HOMENAGEM NA USP

 

O Prof Dr. Rubens Belfort Jr. foi o homenageado no Congresso de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP) - 2017.

 

O Prof. Dr. Remo Suzanna, Professor Titular de Oftalmologia da USP, homenageia o Prof. Belfort, citando suas mais de 450 publicações, 12.000 citações na literatura médica, 46 alunos orientados em doutorado e pós-doutorado, além de prêmios e participações em sociedades, como a Academia Nacional de Medicina e a Academia Brasileira de Ciência.

 

 

 

APROVADAS VERBAS DE GABINETE DA DEPUTADA MARA GABRILLI PARA DOIS PROJETOS
 

Foram aprovados dois projetos de desenvolvimento tecnológico submetidos ao gabinete da Deputada Federal Mara Gabrilli pelo Prof. Dr. Vagner Rogério dos Santos, professor orientador do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular e coordenador do grupo de estudos em Ergonomia Visual/Design e Tecnologias Assistivas e Tecnologias de Precisão/Sistemas Embarcados do setor de Bioengenharia Ocular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/UNIFESP. São eles:

 

1.      Elaborar protótipo de tecnologia assistiva com dispositivo tátil para educação e letramento de indivíduos surdo-cegos. Valor aprovado R$ 21.580,00;

 

2.      Validação de metodologia de avaliação de softwares utilizados para comunicação aumentativa e alternativa para indivíduos com transtorno do espectro autista baseada em categorias da Classificação Internacional das Funcionalidades, Incapacidade e Saúde. Valor aprovado R$ 18.179,81.

 

 

AGRADECEMOS AS DOAÇÕES

 

Agradecemos à ALCON pela doação de insumos importantes para o atendimento de pacientes do Centro Cirúrgico Ambulatorial de Oftalmologia do Hospital São Paulo.

 

Agradecemos ao Instituto da Visão (IPEPO) pela doação de equipamento muito importante para a realização de cirurgias no Centro Cirúrgico Ambulatorial de Oftalmologia do Hospital São Paulo.

 

PESQUISA E INOVAÇÃO

 

O Setor de Pesquisa Clínica do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/UNIFESP, sob coordenação da Profa. Dra. Cristina Muccioli, será o centro coordenador de mais um estudo clínico multicêntrico internacional:  Estudo retrospectivo para avaliar os dados demográficos do paciente, características da doença, padrão de tratamento e utilização de recursos de saúde em pacientes com uveíte não infecciosa ativa intermediária, posterior ou pan-uveíte em centros clínicos oftalmológicos especializados. O estudo EyeCOPE já está aprovado pelo CEP-UNIFESP e será patrocinado pela AbbVie. 

 

No dia 30 de novembro, a equipe da Pesquisa Clínica participou da Reunião de Investigadores realizada na sede da Abbvie Brasil, em São Paulo. O início das atividades de recrutamento está programado para iniciar-se a partir de janeiro de 2018.

 

 

OFICINA DE REDAÇÃO DE PROJETOS

 

Ocorreu no dia 18/11/2017, a 1ª Oficina de Redação de projetos para financiamento de desenvolvimento tecnológico de tecnologias assistivas, sob o tema: Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.

Participaram empresas e profissionais ligados ao setor produtivo de tecnologias assistivas, alunos e tecnólogos.

O Oficina foi coordenada e realizada pelo Grupo de Estudos em Ergonomia Visual/Design e Tecnologias Assistiva e Tecnologias de Precisão do Setor de Bioengenharia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/EPM sob coordenação do Prof. Dr. Vagner Rogério dos Santos.

 

Público alvo:

Profissionais Liberais, Autônomos, Profissionais de saúde, Micro e pequeno empresário, Profissionais ligados manufatura e ou adequação de atividades de reabilitação.

 

Objetivo:

Desmistificar o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, apresentando como é um projeto de solicitação de verba não reembolsável para o desenvolvimento e fabricação de tecnologias assistivas.

 

Palestrantes:

Prof. Dr. José Álvaro, coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular;

Prof. Dr. Jair Chagas, coordenador de Inovação da FAP/UNIFESP;

Prof. Eliana Cunha Lima, coordenadora da Área de Educação Inclusiva;

Juliane Garcia e Viviane da Silva, alunas do Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular;

Amanda da Silva Amorim e Caio Henrique Marques Teixeira, bolsistas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI- A) /CNPq.

 

HOMENAGEM NA SANTA CASA

 

Na sexta feira, dia 08/12/2017, o Prof. Dr. Vagner Rogério dos Santos recebeu uma placa de Professor Homenageado na Graduação da Primeira Turma de Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Santa Casa de São Paulo.

 

O Professor Vagner atuou como docente na Graduação do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, na integralização do curso e na implementação de laboratórios de desenvolvimento de tecnologias para o SUS.

 

INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INDUSTRIAL

No dia 3 de novembro de 2017, tiveram início os testes indoor e outdoor do protótipo da bengala eletrônica inteligente do projeto de Iniciação Tecnológica e Industrial "Desenvolvimento de um dispositivo de mobilidade para pessoas com deficiência visual aplicado a Cidades Inteligentes" do aluno Caio Henrique Marques Texeira (graduando do 4º termo de Tecnologia Oftálmica).

O desenvolvimento e os testes ocorreram em parceria com Henrique Mezzetti Sousa (graduando do 6º termo de Informática em Saúde), Thyeres Teixeira Bueno Chrispin (mestrando de Ginecologia), Helder Luiz Bachiega e Leonardo Hideki Nomachi Naito (graduandos do 2º termo de Tecnologia Oftálmica).

 

CONGRESSO PORTUGUÊS DE OFTALMOLOGIA

De 7 a 9 de dezembro, aconteceu o 60º Congresso Português de Oftalmologia 2017.

O Prof. Dr. Rubens Belfort Jr., Titular de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, participou do congresso e fez conferência sobre Inovação em Refração Digital.  Durante o evento, teve a oportunidade de rever e parabenizar o Prof. Dr. Marinho Jorge Scarpi. 

 

O Prof. Dr. Marinho Jorge Scarpi, professor Titular e dos programas de Pós-Graduação em Oftalmologia da EPM/UNIFESP, foi aprovado por Banca Julgadora do Colégio da Especialidade em Oftalmologia da Ordem dos Médicos de Portugal como oftalmologista daquele país. Dedicar-se-á agora à pesquisa e à clínica na região de Trás-os-Montes.

 

 

PUBLICAÇÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

 

 

 

O QUE ESTOU LENDO?

 

O Dr. Liang Shih Jung, do Setor de Óptica Cirúrgica do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/UNIFESP, está lendo o livro:

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES DO DEPARTAMENTO

 

Acanthamoeba keratitis in patients wearing scleral contact lenses.

Sticca MP, Carrijo-Carvalho LC, Silva IMB, Vieira LA, Souza LB, Junior RB, Carvalho FRS, Freitas D.

Cont Lens Anterior Eye. 2017 Dec 5. pii: S1367-0484(17)30011-5. doi: 10.1016/j.clae.2017.12.004. [Epub ahead of print]

PMID: 29221710

 

Differential Gene Transcription of Extracellular Matrix Components in Response to In Vivo Corneal Crosslinking (CXL) in Rabbit Corneas.

Kling S, Hammer A, Netto EAT, Hafezi F.

Transl Vis Sci Technol. 2017 Dec 12;6(6):8. doi: 10.1167/tvst.6.6.8. eCollection 2017 Dec.

 

Visual Outcomes and Aberrometric Changes With Topography-Guided Photorefractive Keratectomy Treatment of Irregular Astigmatism After Penetrating Keratoplasty.

Bandeira E Silva F, Hazarbassanov RM, Martines E, Güell JL, Hofling-Lima AL.

Cornea. 2017 Dec 5. doi: 10.1097/ICO.0000000000001474. [Epub ahead of print]

PMID: 29215394

 

A reversible thermoresponsive sealant for temporary closure of ocular trauma.

Bayat N, Zhang Y, Falabella P, Menefee R, Whalen JJ 3rd, Humayun MS, Thompson ME.

Sci Transl Med. 2017 Dec 6;9(419). pii: eaan3879. doi: 10.1126/scitranslmed.aan3879.

PMID: 29212712

 

Fear of falling and postural reactivity in patients with glaucoma.

Daga FB, Diniz-Filho A, Boer ER, Gracitelli CPB, Abe RY, Medeiros FA.

PLoS One. 2017 Dec 6;12(12):e0187220. doi: 10.1371/journal.pone.0187220. eCollection 2017.

PMID: 29211742

 

Sacroiliac Joint Magnetic Resonance Imaging in Asymptomatic Patients with Recurrent Acute Anterior Uveitis: A Proof-of-concept Study.

Oliveira TL, Maksymowych WP, Lambert RGW, Muccioli C, Fernandes ARC, Pinheiro MM.

J Rheumatol. 2017 Dec;44(12):1833-1840. doi: 10.3899/jrheum.170036. Epub 2017 Nov 1.

PMID: 29093157

 

Anterior-Segment Ocular Findings and Microphthalmia in Congenital Zika Syndrome.

de Paula Freitas B, Zin A, Ko A, Maia M, Ventura CV, Belfort R Jr.

Ophthalmology. 2017 Dec;124(12):1876-1878. doi: 10.1016/j.ophtha.2017.06.009. Epub 2017 Jul 1. No abstract available.

PMID: 28676282

 

Training of direct ophthalmoscopy using models.

Martins TG, Costa ALF, Helene O, Martins RV, Helene AF, Schor P.

Clin Teach. 2017 Dec;14(6):423-426. doi: 10.1111/tct.12641. Epub 2017 Apr 12.

PMID: 28401735

 

Optical Coherence Tomography Angiography in Nonarteritic Anterior Ischemic Optic Neuropathy.

Wright Mayes E, Cole ED, Dang S, Novais EA, Vuong L, Mendoza-Santiesteban C, Duker JS, Hedges TR 3rd.

J Neuroophthalmol. 2017 Dec;37(4):358-364. doi: 10.1097/WNO.0000000000000493.

PMID: 28301863

 

Multimodal imaging analyses of hyperreflective dot-like lesions in acute syphilitic posterior placoid chorioretinopathy.

Lima LH, de Andrade GC, Vianello S, Zett C, Farah ME, Belfort R Jr.

J Ophthalmic Inflamm Infect. 2017 Dec;7(1):1. doi: 10.1186/s12348-016-0119-7. Epub 2017 Jan 12.

PMID: 28083861

 

Indications for eye removal over a 13-year period at an ophthalmology referral center in São Paulo, Brazil.

Hime B, Isenberg J, Rocha G, Lowen M, Morales M, Fernandes BF, Belfort RN

Arq Bras Oftalmol. 2017 Jul-Aug;80(4):220-223. doi: 10.5935/0004-2749.20170054.

 

Idiopathic Acute Exudative Polymorphous Vitelliform Maculopathy: Clinical Spectrum and Multimodal Imaging Characteristics.

Barbazetto I, Dansingani KK, Dolz-Marco R, Giovannini A, Piccolino FC, Agarwal A, Lima LH, Vianna RN, Yannuzzi LA.

Ophthalmology. 2017 Aug 23. pii: S0161-6420(17)31094-1.

 

 

PESQUISAS EM ANDAMENTO

SETOR DE LENTES DE CONTATO 

Avaliação de usabilidade, satisfação estética, segurança e eficácia do uso de lentes de contato coloridas de hidrogel

 

SETOR DE ÓPTICA CIRÚRGICA 

Pseudoexfoliação

 

SETOR DE CIRURGIA REFRATIVA

Visumax

ICL

 

SETOR DE CÓRNEA

Avastin em Transplante de Alto Risco de Rejeição

 

SETOR DE PESQUISA CLÍNICA

Protocolo Toxoplasmose Ocular – Retinocoroidite Ativa

Protocolo Uveíte por TB – UTB

Conjuntivite Bacteriana ou Blefarite

Protocolo Fovista 1004 (Anti-PDGF-B)/Avastin/Eylea) - DMRI exsudativa sem tratamento prévio

Protocolo Bimatoprosta SR (intracameral) - Glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular 

Protocolo Abicipar - DMRI exsudativa - sem tratamento prévio 

O informativo semanal NOTÍCIAS OFTALMO tem alcançado público cada vez maior e com grande repercussão. É um canal de comunicação do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM - UNIFESP e está aberto a sugestões e à participação de todos.

Entre em contato com a redação, enviando um e-mail para: rosangela.demetrio@unifesp.br. Seu contato será bem-vindo!

 

Redação e diagramação: Rosângela Demetrio | Revisão final: Prof. Dr. Mauro Silveira de Queiroz Campos.

Clique e curta a nossa página no Facebook: 

DEPARTAMENTO DE OFTALMOLOGIA E CIÊNCIAS VISUAIS DA EPM – UNIFESP

Rua Pedro de Toledo, 781 – 2º andar – Vila Clementino

04039-032 – São Paulo –SP

Tel.: (11) 5576-4848 – Ramal 2261

secretariaoftalmo@unifesp.br

 

 

www.oftalmounifesp.com.br